
Você sabe o que é Rescisão Indireta?
2 de agosto de 2023
Compromisso de compra e venda de imóveis é apenas um “contrato de gaveta”?
9 de julho de 2024
Você sabe o que é Rescisão Indireta?
2 de agosto de 2023
Compromisso de compra e venda de imóveis é apenas um “contrato de gaveta”?
9 de julho de 2024Revisão de contratos: importância para sua saúde financeira ou do seu negócio.
No mundo dos negócios os contratos representam a essência de qualquer relacionamento profissional, seja com fornecedores, funcionários, bancos, parceiros comerciais, entre outros.
O contrato estabelece as regras do jogo, protege os interesses das partes e previne desentendimentos.
Ignorar a importância de revisar regularmente esses documentos essenciais é um erro que pode custar caro.
Exemplo prático 01:
Imagine que você celebrou um contrato de financiamento ou empréstimo bancário há três anos. Na época, o cenário era favorável, sua vida financeira caminhava bem e você conseguia arcar com taxas de juros e condições de pagamento oferecidas pelo banco.
Porém, você deixou de analisar previamente esse contrato ou não fez uma revisão cuidadosa após a assinatura, deixando de identificar cláusulas abusivas ou desvantajosas.
Com o mercado volátil, seus juros dobraram e seu financiamento passou a ser um pesadelo financeiro.
Exemplo prático 02:
Você adquiriu um imóvel, celebrou a Promessa de Compra e Venda, mais conhecido como "contrato de gaveta", mas não observou se o imóvel possuía restrições para venda como penhoras, indisponibilidades, ou até mesmo se existiam dívidas de IPTU, entre outros.
Posso ter problemas na hora de transferir esse imóvel em cartório? Posso ter dificuldades com a recuperação da minha entrada caso a venda não seja concluída? Infelizmente, sim.
Nos dois exemplos, todos esses transtornos poderiam ter sido evitados caso fosse feita uma análise ou revisão contratual adequada, identificando os riscos, falhas na documentação, possíves ilegalidades ou abusos na aplicação dos juros e reajustes aplicados unilateralmente pelo banco.
A dica é: Evite surpresas desagradáveis
A solução é simples, porém muito eficaz: faça da análise/revisão de contratos uma prática regular em sua vida pessoal ou empresa, e não espere até que um problema surja para perceber a importância dessa medida.
Revisar seus contratos é uma forma de garantir que você está ciente de todos os termos e condições envolvidos em um acordo, seja ele de compra e venda, locação, financiamento, serviços ou qualquer outro tipo de contrato, e que esses termos e condições sejam condizentes com a sua realidade e capacidade de pagamento, preservando, assim, seus interesses e saúde financeira.
A revisão de contratos não é apenas uma medida preventiva, mas um investimento na segurança e prosperidade do seu negócio.
Se você já passou por problemas desse tipo, ou está negociando algum contrato e teme pela segurança jurídica do negócio, entre em contato, converse com um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar você ou a sua empresa a proteger seu futuro com uma gestão contratual eficiente e proativa.